- Padoca (restaurante self-service com preço justo e refrigerante 2L que barateava o custo)
- Pousada (uma pousada que oferecia almoço com comida mineira. 6 reais comida a vontade e ainda ganhava o suco).
- Cantina do japones (com seus parmegianas, hamburguers, x-salada, x-tudo)
- shopping (e todas os habituais fast food)
- Rei do cupim (churrascaria que ainda vai ser discutida aqui, aguardem)
- Cantinas da "rodoviaria" da Puc (feito para parecer com uma praça de alimentação de shopping, mas parece uma rodoviaria. A unica coisa que parece com shopping é o preço).
Atualmente, o local mais frequentado por mim e meus comparsas sofredores é a FAEFI, faculdade de educaçao física da Puc. A cantina da FAEFI oferece por quilo ou prato feito. Como eu só como prato feito só posso falar sobre eles.
Diariamente, a cantina nos brinda com diversas opções de pratos feitos, na realidade são 5 tipos. Sendo que dois variam todos os dias e os outros três são fixos. Os fixos são pratos comuns, nao me recordo de todos porque nao costumo comê-los. Afinal, um crítico gastronomico que se preze como eu só come comidas sofisticadas. E se só tiver dinheiro para PF, come o PF mais sofisticado então.
Voltando, os pratos fixos são filé de frango, calabresa e não me lembro do terceiro.
Os outros dois pratos são o supra-sumo do PF, demonstram todo o requinte, sofisticação e talento da cozinheira da cantina. Bife a rolê, carnes com molhos exóticos, com chapignon, molho madeira.
O prato feito, como em 99% dos lugares, é aquela montanha de arroz e feijão. Um das coisas incompreensíveis da FAEFI é: Porque o feijão vem embaixo do arroz? Não dá para entender.
Além do arroz, feijão e carne, o PFão sempre vem acompanhado do "algo mais". Batata frita (faz tempo que eu não as vejo), palitos de beringela (frita, meus prediletos), panache de legumes (uuiii), purê de batatas, batata cozida e por aí vai.
O prato feito custa 6 reais e vem acompanhado de uma salada e um super suco (o mais puro sabor da fruta, um tang , as vezes aguado). Você pode trocar seu pratinho de salada por um sucão (o seu tang aguado agora em tamanho família, bom né?).
Além disso, sempre tem uma sobremesa surpresa: gelatina, paçoca, brigadeiro.
Na frente, a sobremesa do dia. Ao fundo, Diogo se esbalda.
Na última terça-feira, eu e meu grupo de redes ( o sr. toda e o sr. digo), apos uma estafante manhã de programação desenfreada, nos dirigimos à FAEFI para mais um saboroso almoço. O sr. Toda e eu nos dirigimos ao balcão de PFs já digo, vulgo guinho se dirigiu ao self-service.
prato do Diogo feito no self-service
No balcão, encaro com a mais atroz das dúvidas existênciais: qual PF escolher?
Obviamente, a dúvida estava entre os dois pratos diferentes. File de frango a fiorentina ( molho de espinafre) ou uma carne cozida. Eu, com todo o meu conhecimento da cúlinária e da nouvelle cuisine, não ficaria satisfeito com uma simples carne cozida e pedi logo o filé de frango a fiorentina.
O belissimo frango a fiorentina
O sr. Toda optou pelo básico e partiu para calabresa. Claro, teve que ouvir os donos da cantina fazendo piadinhas de duplo sentido sobre a calabresa.
calabresa fatiada ou inteira, Toda?
Agora vamos a parte que interessa: a comida.
O file de frango a fiorentina não estava dos melhores, o molho estava bem pouco temperado e faltou gosto de espinafre (afinal eles anunciavam como sendo um molho de espinafre). O arroz e o feijão é a mesma coisa de sempre, bem feito e sem muito tempero. Tudo bem que tem exceções, já peguei um dia que o arroz estava horrivel. Mas foi só um dia, provavelmente a cozinheira não estava no seu dia mais feliz. As batatas cozidas estava muito bem feitas e ajudavam a dar um gostinho com o frango.
A salada estava bem temperada, e servia pra jogar em cima do arroz, feijao e frango pra tudo ficar mais saboroso. já o suco, depois de dois anos comendo na cantina, eu ainda estou tentando descobrir do que é esse suco laranja. Acho que é tangerina.
Minhas conclusões finais? A comida da FAEFI é boa, um preço bom comparando com outros lugares da faculdade e redondezas. O prato é farto e ajuda a manter a pança cheia até a tarde. E é mil vezes melhor que ir num shopping e gastar 15 reais num prato executivo ou num McDonald's ou coisa do tipo.
Recomendo.
Análise do Toda:
Seguinte, se você precisa de sustância e gostaria de pagar pouco por isso, vá na FAEFI. O prato em questão é o famoso Calabresa! Eu mesmo aprecio muito o dito cujo, bastante arroz, feijão, a calabresa e guarnição...um purê de batatas talvez, ou um panache de legumes...
Bom, resumindo, é bom pq é barato ou é barato pq é bom?
2 reclamações apenas:
- Tempero fraco
- Arroz por cima do feijão!!!
FAEFI: Puc-Campinas , Campus I
Nenhum comentário:
Postar um comentário