30 de dezembro de 2007

Isso aqui ainda existe? Comida na Gol

Quanto tempo sem escrever nesse treco. Trabalhos, estudos, estudos, trabalhos e pouco tempo para cozinha e para escrever nisso aqui.
Mas agora nas férias pretendo escrever mais. Tenho um monte de postagens meio prontas e coisas que fiz na cozinha e não escrevi ainda. Espero escrever logo.
Mas chega de bla bla bla e vamos falar de comida.
Quem já viajou dee avião pela gol, sabe da maravilhosa comida que eles servem. Um pacotinho de amendoim, uma barra de cerais e a bebida. Sempre isso.
Pelo menos eu acreditava que era sempre isso. Três dias atrás eu vim para Salvador e no voo do Rio para Salvador, ouvi as aeromoças oferecendo sanduíche. Sanduíche?!? Na Gol?
Vejam as fotos e tirem suas conclusões.


Mas que beleza, hein?



Olha a quantidade de manteiga!



Custa fazer algo um pouco mais bonito e mais apresentável?
Feliz natal atrasadão a todos e feliz ano novo!
Comam muito ehhehe

22 de outubro de 2007

Fazendo Cubos de Gelo transparentes.

   Que tal fazer pedras de gelo transparentes ao invés daquelas coisinhas opacas? Aposto que seu drink ficaria muito mais bonito hein? Impressionar o mulherio com belas pedras de gelo no drink, hein hein?
   Pois é facinho de fazer. É só seguir os passoas do vídeo.






Fonte: Ovelho que tirou do LifeHacker

20 de outubro de 2007

Site e Donuts

    Ontem passei uma boa parte do dia lendo coisas do Mixirica. Minha irmã me passou o site ontem e eu "folheei" (isso tá certo?), ele inteiro. O site é muito bom. Recomendadíssimo.
    Aí de tanto ficar olhando o site ontem resolvi que tinha que fazer algo né? Afinal tinha tanto tempo que não fazia nada. Achei uma receita de Donuts e uma de uns tomates picantes. O tomate eu vou fazer hoje e os Donuts eu fiz ontem.
    Mais tarde coloco um passo a passo dos tomates aqui.
    Já os Donuts eu não vou colocar passo a passo não. Por alguns motivos.
   1- Já tem passo a passo aqui ó! E a receita tá aqui!
   2- Esqueci de tirar fotos no começo e não ia colocar algo pela metade.
   3- Nào ficou do jeito que eu esperava.
   Essa última eu não sei se foi incompetência minha ou se a massa é assim mesmo. Esperava a massa parecendo com a do Dunkin Donuts. Mas ficou mais parecendo massa de sonho. E não era isso que eu queria. Tentarei novamente outro dia.
    Abraços!

Sonho, Bolinho de Acarajé ou Donut? Você Decide.

19 de outubro de 2007

Mais comida no Ipod

   Já tinha falado aqui do Podcast de receitas que achei né? O food.about.com. Pois é. Assisti todos.
   Então ontem sai a caça pra ver se encontrava outro PodCast sobre comida. E achei.
   Se você gosta de ciência, explicação do porque as coisas acontecem ou fatos inusitados que você pode fazer no seu dia-a-dia, eu recomendo o Food Science. O food science é apresentado por uma tal de Dra. Kiki. Tem apenas 5 episódios, mas é bem interessante.
   No penúltimo, a doutora mostrou como fazer sorvete em poucos segundos, usando nitrogênio líquido. Interessante, hein? No mínimo inusitado. E enquanto faziao sorvete, ela apresentava vários fatos sobre o nitrogênio. Bom para quem ta estudando pro vestibular ou pra quem já passou desse fase e não lembra de mais nada.
   Recomendo. Para quem não tem ipod, os vídeos podem ser vistos na página do programa.

Doutora Kiki aprontando alguma

17 de outubro de 2007

Coisas da vida moderna

   Em um mundo cada vez mais apressado, você cada vez tem menos tempo para fazer as coisas. Trabalhos e estudos tomam muito tempo da sua vida e você não tem tempo de fazer as coisas que gosta. E além disso tudo tem as tarefas diárias como arrumar casa, cozinhar e etc para fazer. E o tempo está cada vez mais escasso.
   Aí que entra o site Sprint Wailess com dicas para fazer algumas coisinhas, como descascar um ovo, fazer um sorvete e gelar uma lata de refrigerante de maneira mais rápida.
    Em cada vídeo, mostra passo a passo como proceder e mostra o tempo que você economiza na sua vida. No site, tem também uma calculadora de tempo para você ver onde você gasta mais o seu tempo.
   Os videos também podem ser acessados pelo YouTube em www.youtube.com/sprintcuts
   As trilhas sonoras e narrações dos vídeos também merecem destaques
   Fui a Salvador esse fim de semana, mas nem comentarei sobre comidas de lá pois estava sem a câmera então relatos sobre comidas baianas fica pra mês que vem.

10 de outubro de 2007

Por essa eu não esperava...

   Depois de um dia longo e cansativo,aula, trabalho, aula de novo e fazer trabalhos da faculdade e só chegar as 10 da noite em casa (saindo as 7e 20 da manha) nada melhor que chegar em casa e encontrar um lanche como esse...

pao de queijo + conserva de beringela com cebola e cenoura+ pedaços de frango
Postado diretamente do aeroporto do rio, morrendo de fome e sem coragem de pegar a enorme fila para a única lanchonete da sala de embarque.

6 de outubro de 2007

redes sociais de comida II - Receitas, vídeos de receitas, grupos e muito mais

Fuçando pela internet, achei uma outra rede social destinada aos aficcionados por comida. O nome desse é Cookshow.
Nele você se cadastra, e pode votar nas receitas enviadas pelos outros usuários. E obviamente você pode fazer um vídeo e enviar também. E receber as críticas dos usuários.
Na sua página inicial, você pode "favoritar" as receitas preferidas, adicionar receitas a um menu. O site ainda conta com dicas de cozinha, cadastro de chefs que você também pode "favoritar" (quando você se cadastra, o site pergunta se você é um restaurante ou empresa de comidas, profissional da cozinha ou um reles amador, caso desse que vos fala.) e os grupos de discussão (como vegi, japanese cooking,indian food lovers e etc).
Já estou cadastrado também.
E de 25 de Setembro até 2 de Dezembro, está rolando um concurso de melhor vídeo de receita. Serão dois prêmios, um para a melhor receira em inglês e outra para a melhor receita em francês (afinal os donos do treco são franceses).
A lista dos prêmios você pode conferir aqui.

fonte:Ovelho

4 de outubro de 2007

Reportagem I - Almoço em João Pessoa

Direto de João Pessoa, vamos falar agora com nosso correspondente, o enviado especial, Antônio Torres.
Prato bom é prato cheio: boa noite Antônio. Conte-nos tudo sobre seu almoço em João Pessoa.
Antônio Torres: Boa noite prato bom. O almoço aqui estava muito bom. Como entrada tivemos uma porção generosa de patinhas de caranguejo empanadas.
PBPC: Estamos recebendo algumas imagens. E o prato principal?



AT: O prato principal? Acho que não vou contar pra não fazer inveja.
PBPC: Mais? Só as patinhas de carangueijo já humilharam meu prato feito de hoje.
AT: Hehehe. Então tá. Vai conseguir segurar a saliva ai?
PBPC: Vou.
AT: Não vai se afogar em baba?
PBPC: CONTA LOGO PÔ!
AT: Ok, ok, você venceu. O prato principal era um combinado de frutos do mar com camarão, lagostim, peixe, lula, que estava ótima, e um molusco que eu não lembro o nome. E vinha acompanhamento de arroz no açafrão e batata.

PBPC: Não lembra o nome?
AT: Isso.



PBPC: Sabe porque você não lembra o nome?
AT: .....porque?
PBPC: Por causa das cervejinhas no almoço!!!! Acha que eu não vi na foto??
AT: Hehehe. Mas com um almoço desse e a vista para o mar não tinha jeito de resistir.
PBPC: Tá! Tá!Ok! E o nome do restaurante?
AT: B....bzbzbzzzzzz(ruído de interferência)
PBPC: Antônio? Tá ouvindo? E os preços?
AT: A patinha empanada era 22 reais e o prato principal era ..bzzzzzzz..reais.
PBPC: Estamos com problemas técnicos. Por hoje é só. Obrigado. E obrigado ao nosso repórter por nos deixar morrendo de vontade de comer esse tipo de comida e ver a praia! Semana que vem eu vou à forra!

Como meu pai, digo...meu repórter não me mandou as informações completas, mais tarde eu coloco tudo ai.
Edit: Após outro contato do nosso repórtes, descobrimos que o prato principal custa a bagatela de 66 reais e o nome do restaurante é Bargaço. Já o esquecimento do nome do molusco, nosso repórter afirma que não foi por causa da cerveja e sim por não saber os nomes dessea bichos. Mas eu ainda acho que foi a cerveja.


3 de outubro de 2007

Redes socias de comida I - Orkut de Comida

   Hoje fiquei sabendo de uma novidade no mundo internético-gastronômico.
   Estava eu almoçando com meus coleguinhas de faculdade e eis que o Sr. Diogo me pergunta se eu ja tinha ouvido falar de um tal de "meu cardápio, ou algo parecido". Respondi que não e perguntei o que era. Prontamente ele respondeu que era uma espécie de orkut só para interessados em comida.
   Não gosto do orkut, acho bem bobo por sinal. Aquele monte de comunidade, pessoas vasculhando as vidas dos outros, cada comunidade mais retardada que a outra. Mas deixemos o meu ódio de lado. O fato é que prefiro redes sociais com um propósito mais definido . Por exemplo, last.fm e agora o omeucardapio.
   Como era um rede sobre comidas, eu fui la ver qual que era a desse "meucardapio".
   Realmente, é um orkut de comida. A dferença é que você não fica correndo atras de comunidades. No seu perfil , voce pode indicar restaurantes, acrescentar itens ao um cardápio que fica disponibilizado para todo mundo. Todo mundo pode ver o seu perfil, assim como o seu cardápio (seus pratos,bebidas, locais preferidos). Além disso, você pode fazer uma pesquisa por nome de pessoa, local, lugares populares ou pelos itens dos cardápios.
   Pode também comentar os itens de outras pessoas e buscar pessoas com os mesmos gostos que o seu.
   O serviço ainda é novo, está no começo. Me parece interessante. Já me cadastrei. Além disso , para os nerdões de plantão, o site é um serviço brasileiro na "web 2.0".


   Pra quem se cadastrar e quiser me adicionar, procure por Marcelo Torres.

26 de setembro de 2007

Fiquei devendo...

    Após o estudo que foi madugada a dentro, venho aqui pedir minhas sinceras desculpas aos meus leitores que vieram sedentos para ver a receita do fim de semana e nada encontraram. Tentarei o máximo para compensar com outras receitas essa semana. Não precisa me perseguir na faculdade por causa disso.
   O fato é que mesmo durante o fim de semana, a faculdade que eu amo tanto faz parte da minha vida. É trabalho, é estudo para prova da semana. Então eu tenho que deixar de lado tarefas tediosas e chatas como sair, cozinhar, tomar umas cervejas, jogar um video-game, ficar de papo pro ar para fazer coisas que eu gosto como ler dois capítulos de Linguagens formais e autômatos, programar uma máquina virtual e por aí vai.
   Mas esse fim de semana fui obrigado, em alguns momentos a me desligar dos afazeres acadêmicos e ficar sem fazer nada. Pelo menos por alguns momentos.
Meu pai me amarrou ao sofá e me obrigou a ver futebol!! Uma tortura para o domingo a tarde. E para piorar minha mãe me obrigou a comer jaboticaba.
   As fotos abaixo provam a tortura a que fui submetido.






   Após tal horrível provação pude retornar aos meus amados estudos.



Impressionante como jaboticaba é viciante. Não dá para parar de comer. Essa bacia aí foi pouco.E repare o tamanho das bitelas. que beleza!

20 de setembro de 2007

Quilos e Quilos

   Que dureza. Depois de passar 15 dias comendo camarão, acarajé e etcs é duro voltar aos self-services e pratos feitos da vida. Ainda mais tendo que manerar porque está um pouco acima do peso e a barriga está crescendo.
   Que tristeza.
   Esse fim de semana alguma receita aparecerá por aqui. Assim espero.

18 de setembro de 2007

Comida de avião...

   Estava eu voltando para casa, depois de doze dias em Salvador.
   Conexão no Rio, três horas e vinte minutos de espera.
   Na sala de embarque do Rio só tem uma lanchonete e que é bem fraca. Sendo assim fiquei esperando a comida do avião. O único problema é que pela Gol é só barrinha de cerais, um pacotinha de amendoim e a bebida. Mas como estava morrendo de fome, já estava salivando só de pensar nesse lanchinho.
   Eis que entro no avião e depois da decolagem, surge um cheiro absurdo de comida. Parecendo cheiro de pizza ou algo parecido. Minhas expectativas aumentam, afinal eu já peguei um milagre da gol que serviu um sanduiche em um vôo. Os comissários começam a servir a comida e aí a verdade se revela. Nada de pizza, nada de sanduíche.

   - Aceita uma goiabinha, senhor?
   - Claro.
   - Aceita algo para beber? Temos Pepsi, Guaraná, suco de manga e suco de goiaba light.
   - Suco de manga.Obrigado.


Jantar na Gol Linhas Aéreas



   O que aconteceu foi que algum maldito comissário esquentou sua "quentinha" dentro do vôo e aí ficou aquele cheiro de comida. E ainda deixou a vista de todas a embalagem.
Obviamente comi os biscoitos salgados, a goiabinha e o suco.


Restos do jantar



Depois mais post sobre a viagem.

31 de agosto de 2007

Receita Sofisticada

   Hoje eu mostrarei para vocês toda a minha grande habilidade na cozinha. Destilarei todos os anos de prática ao fogão. A receita de hoje exige a dedicação, a concentração e força de um jovem aprendiz que quer se tornar um mestre. Preparados?
   Entào vamos lá pequenos gafanhotos.

Você vai precisar de um ovo.


Um ovo

Pegue uma panela com água, coloque menos da metade e coloque o ovo dentro.


Um ovo na água quente

Ligue o forno. Depois que a água ferver deixe o ovo por uns dois minutos se voce gostar da gema mole ou de cinco a seis minutos se quiser ele duro, como se usa em saladas, pizzas e etc.


E você ainda pode tirar fotos legais como essa.



E a receita ainda combina com a toalha de mesa.



   Qualquer dúvida, envie um comentário e eu responderei. Sei que com isso perderei o meu fim de semana, mas não tem problema. Será um prazer ajudá-los.
Bom fim de semana a todos. Menos pra quem tem que fazer compiladores, sd e etc. Esses estão fudidos.
Abraços

Anthony Bourdain e São Paulo

    Anthony Bourdain veio ao Brasil, mais especificamente, a São Paulo no mês de fevereiro. E pelo visto não foi muito com a cara de São Paulo, tirando as comidas da cidade.



Confira: Anthony Bourdain e seu "amor" por São Paulo



Pra mim, São Paulo não é bonita mesmo.
E você, o que acha?

p.s.: Blog passando por mudanças, pelo menos eu to tentando ahhaa

i'm gooooing through changessss....

Blog passando por mudanças...

28 de agosto de 2007

Ipod, podcasts e comida

   Olá jovens, como vai essa força? Comendo direitinho? Limpando o prato?
    Bom, hoje o assunto aqui é outro mas acaba descanbando para comida, como não poderia deixar de ser. Afinal esse é um blog de comida, ou não é? Pelo menos por enquanto é.
    O fato é que adquiri um novo brinquedinho, um ipod video. Eu já era o feliz possuidor de um ipod nano 2Gb. Mas não resisti a oferta tentadora, e a inveja para com outros amigos,de um ipod video 80Gb. E posso dizer que o bicho vale cada centavo que paguei por ele. O único inconveniente comparando com o nano é o tamanho. Em compensação, agora posso carregar pra todo lado 40 vezes mais musica do que antes (cabe aproximadamente 20 mil músicas), também vídeos (adeus aulas chatas!) e ainda serve como uma hd de 80gb, para levar suas tralhas que baixa na internet para qualquer lado. O treco é bão mesmo.
    Então nesses dias de novidades ipodianicas, pesquisei, junto com outro dono de um ipod video (que invejei por 24 horas), todas as funcionalidades que o aparelho tinha, tudo que era possível. Normal para primeiros dias com um brinquedo novo. Até que ontem, ao invés de estudar, estava eu matando tempo pela internet e entrei no blog do Marcelo Katsuki e vendo postagens antigas, achei o primeiro podcast dele. Eu nunca dei muita atenção a podcasts quando tinha o outro ipod. Baixei o do Katsuki, achei legal (mais comentários depois) e depois resolvi fuçar no Itunes.
    Ai virou festa. Na Itunes Store, tem um monte de podcast e o melhor e mais interessante, podcast em video. Tem muita coisa interessante. Entrevistas, curtas(curtissimas) metragens e , o que importa para esse blog, programa sobre comida. E o melhor, muita coisa de graça!!!
   Para teste de podcast de vídeo, eu baixei alguns podcasts de receitas do about.com. O primeiro que vi foi um de receita de almôndegas. Quatro minutos de video ensinando a fazer as bolinhas de carne. Bem legal. Depois pegeui um de um frango com molho teriyaki e um de crepes
para o café da manha. Duas receitas em pílulas. Somadas as duas não chegam a 5 minutos. As receitas são interessantes e simples, afinal com o tempo de aprensentação não da pra ser algo muito sofisticado. Pretendo fazer algumas receitas.
    O podcast do Marcelo Katsuki é só falatório (dos bons) sobre restaurantes, aulas e mais um monte de coisa ligada a gastronomia na cidade de São Paulo. Nesse Pod tem até um dica para Salvador e uma entrevista, que é bem engraçada(parece uma conversa por telefone sem intimidades entre os participantes e rola uma piadinha do entrevistador que não foi bem aceita ou entendida pelo entrevistado hahha). Não vou ficar contando tudo também. "Ouva". Recomendo."Estarei acompanhando" os próximos podcasts.
    Nos próxios posts mais comida.
    Abraços

18 de agosto de 2007

Dica

Na receita do shimeji na manteiga, substitua os cogumelos por lula. NHAM!!! Fica muito bom.

17 de agosto de 2007

Maldade.....

Mulher, você vai gostar
to levando uns amigos para conversar
eles vão com uma fome que nem me contem
eles vão com uma sede de anteontem
salta cerveja estupidamente gelada para um batalhão
e vamos botar água no feijão.
Mulher, não vá se afobar
não tem que pôr a mesa e nem dar lugar
ponha os pratos no chão e o chão ta posto
e prepare as lingüiças pro tira-gosto
Uca, açucar, combuca de gelo limão
e vamos botar água no feijão
Mulher você vai fritar
um montão de torresmo
pra acompanhar
arroz branco, farofa e a malagueta
a laranja-bahia ou da seleta
joga o paio, carne seca, toucinho no caldeirão

e vamos botar água no feijão
Mulher, depois de salgar
faça um bom refogado que é pra engrossar
aproveite a gordura da frigideira
é melhor temperar a couve mineira

diz que ta dura, pendura, a fatura no nosso irmão
e vamos botar agua no feijão



Ouvir essa música nesse horario (12:06) e morrendo de fome é sacanagem...

16 de agosto de 2007

Site de Receitas

Sensacional site de receitas achado pela minha irmã.
De uma poesia e jeito de escrever ímpar no mundo gastronomico hehehe
Todo em inglês.

Clique na link abaixo para entrar.


Cooking with monkey

15 de agosto de 2007

Comentario dos comentários

Fiquem espertos, nos comentarios eu estou respondendo os comentarios..
fiquem ligados

9 de agosto de 2007

Chivitos...e suas diferenças monstruosas

Há um ano atrás, eu viajei para Uruguai e Argentina. Passei só 3 dias em Montevideu e uma semana em Buenos Aires.
Em Montevideu, conheci um dos pratos tradicionais da cozinha Uruguaia. O monstruoso Chivito.
O chivito é um sanduichinho modesto, que tem um belo de um hamburguer, presunto, bacon, maionese,queijo, maionese. no que eu comi ainda tinha uma pasta de azeitonas, uma salada e ainda uma prato lotado de batatas fritas. Um sanduiche bem amigavel a quem não tem medo de colesterol e etc.

Chivito da La Esquina Del Chivito em Montevideu

Eis que o tempo passa e eu estou passando algum tempo em Salvador, na casa da namorada. Fomos até uma lan para imprimir um boleto bancário e a lan era uma pousada/restaurante. Enquanto minha namorada imprimia o boleto, eu dei uma olhada no cardápio do local. E então vejo a palavra mágica: Chivito.
Infelizmente no dia não pude me esbaldar no sanduiche.
Meses se passaram e eu fui para Salvador novamente e estava decidido a experimentar o tal chivito baiano. Fui até a pousada/lan/restaurante e comecei a conversar com a garçonete/dona do lugar.
Ela não era daquelas bandas. O sotaque e seu português denunciavam alguém que tinha vindo de algum país que habla castelhano.
As minhas expectativas aumentaram.
Perguntei que tamanho era o tal chivito.
Ela me disse que era grande.
Grande ou monstruoso eu perguntei?
Ela não entendeu e eu expliquei a história do chivito do Uruguai.
Ela falou que o dela duas pessoas conseguiriam comer.
Traga! eu exclamei.

Para um sanduiche que era pra ser o que ta aí em cima, foi bem decepcionante. Nào estava ruim, só foi muito aquém do esperado, imaginado.

7 de agosto de 2007

Filme e livro

Opa.Tô voltando. Tempo que não escrevo nesse treco. Ninguém lê, então não faz diferença.

Dicas culturais + gastronômicas

Filme

Ratatouille
Sensacional. Vá ver logo, seu imprestável. Se você não sabe do que se trata só vou dizer uma expressão. Rato cozinheiro. Pronto. Agora vá ver. Não vou falar nada para não estragar nenhuma surpresa.Esse filme pisa em cima de Shrek 3 com toda força.Não que precise de muito para isso.

Livros

O que Einstein disse a seu cozinheiro (Robert L. Wolke)
Ainda não terminei de ler, mas estou achando muito bom. No livro, Robert L. Wolke explica várias fenômenos químicos e físicos que ocorrem ou estão presentes na cozinha. O livro é um apanhado de perguntas e respostas que o autor respondeu através de dúvidas mandadas para o seu email.
Respostas para perguntas que vão desde "Porque o chocolate derrete na boca?" a "Qual a função dos ossos nos caldos?" estão no livro.
As vezes o autor exagera no papo químico e torna algumas coisas meio chatas, mas isso ocorre em poucas oportunidades.
Se você é curioso para saber o que acontece com os alimentos, é um ótimo livro.

26 de julho de 2007

Comida Virtual

O jogo é velho e eu sempre torci o nariz para ele. Continuo torcendo na verdade. Mas como minha namorada ficou completamente viciada, acabei jogando (muito) também.
O tal jogo é o The Sims 2. Já tinha jogado o primeiro e achado um verdadeiro saco. No jogo você tem que controlar um personagem ou uma familia e fazer eles se relacionarem, trabalharem e etc.
Na minha humilde opinião, depois de um tempo e de ver todas as coisas engraçadas nos relacionamentos, o jogo perde a graça.
E o que tem de comida no tal jogo?
Bom, como um ser humano normal você deve comer para não ter fome. E existem duas possibilidades: comprar comida ou cozinhar.
E como um cozinheiro frustado na vida real, escolhi fazer o meu "eu" virtual saber cozinhar. E para isso ele deve estudar e praticar.
Algumas fotos abaixo:

Preparando Hamburguer



Olha o Omelete saindo no caprichooooo



Voaa panquequinha!!



NHAMMM..que diliça



Edit: Jogo lançado faz tempo e que já tem um monte de expansão. Famoso pelo sucesso entre o público feminino.

27 de junho de 2007

Como gastar 70 reais com comida?

Estou com o vale refeição do meu pai. O bondoso homem foi viajar e deixou o cartão comigo.
70 reais é a quantia que me cabe. Na verdade é o que resta para gastar até o fim do mês.
Logo, até sábado tenho 70 reais para torrar em restaurantes.

Estou aberto a sugestões.

1 de junho de 2007

Doces Argentinos

Vamos pular aquele papinho de que faz tempo que eu nao escrevo. Isso aqui é meu e eu escrevo quando eu quiser.
Estamos aqui mais uma vez reunidos para falar de guloseimas.
Há tempos, meu pai, em uma de suas viagens internacionais para a Argentina, trouxe uma caixa de um tal Alfajor, uma marca chamada Havanna. Lembro que a caixa acabou rapidinho e foi sucesso imediato aqui em casa. Desde então, sempre que meu pai vai pra Argentina, volta com caixas desse alfajor, de vários tipos (chocolate, doce de leite, nozes, etc). Um melhor que o outro.
Mas em uma viagem recente, meu pai, ousado como ele só resolveu inovar. Disse:
- Nada de alfajor dessa vez! Quero algo diferente!
E então, apareceu uma caixa de Havannets!
Havannets lembra a famosa Nhá benta da Kopenhagen. Mas ao invés de ser marshmallow, temos doce de leite. Doce de leite sobre uma camada de alfajor e tudo coberto com chocolate meio amargo. O treco é muito bom. Uma caixa de 12 é pouco. Ainda mais tendo que dividir com mais 3 pessoas.
O bom é que agora não precisa mais esperar o velhão ir pra Argentina, pois tem loja da Havanna em São Paulo. Não visitei ainda, mas soube que um alfajor é vendidpo por 4 reais. Ai.


Havannets! Uno mas?!!





Havanna foi fundada em 1947 na Cidade de Mar del Plata e hoje é um simbolo Argentino e está se expandindo pela America Latina! (que chegue mais e barato ao Brasil)

29 de abril de 2007

Almoço na faculdade

Terça-feira é dia de almoço na faculdade. Afinal ficar lá das 8 as 19 não é fácil e se faz necessário um almoço com bastante "sustança"! Nesses anos (e são muitos) na faculdade, vários foram os menus e locais oferecidos para matar a fome de um estudande de curso integral:
- Padoca (restaurante self-service com preço justo e refrigerante 2L que barateava o custo)
- Pousada (uma pousada que oferecia almoço com comida mineira. 6 reais comida a vontade e ainda ganhava o suco).
- Cantina do japones (com seus parmegianas, hamburguers, x-salada, x-tudo)
- shopping (e todas os habituais fast food)
- Rei do cupim (churrascaria que ainda vai ser discutida aqui, aguardem)
- Cantinas da "rodoviaria" da Puc (feito para parecer com uma praça de alimentação de shopping, mas parece uma rodoviaria. A unica coisa que parece com shopping é o preço).

Atualmente, o local mais frequentado por mim e meus comparsas sofredores é a FAEFI, faculdade de educaçao física da Puc. A cantina da FAEFI oferece por quilo ou prato feito. Como eu só como prato feito só posso falar sobre eles.
Diariamente, a cantina nos brinda com diversas opções de pratos feitos, na realidade são 5 tipos. Sendo que dois variam todos os dias e os outros três são fixos. Os fixos são pratos comuns, nao me recordo de todos porque nao costumo comê-los. Afinal, um crítico gastronomico que se preze como eu só come comidas sofisticadas. E se só tiver dinheiro para PF, come o PF mais sofisticado então.
Voltando, os pratos fixos são filé de frango, calabresa e não me lembro do terceiro.
Os outros dois pratos são o supra-sumo do PF, demonstram todo o requinte, sofisticação e talento da cozinheira da cantina. Bife a rolê, carnes com molhos exóticos, com chapignon, molho madeira.
O prato feito, como em 99% dos lugares, é aquela montanha de arroz e feijão. Um das coisas incompreensíveis da FAEFI é: Porque o feijão vem embaixo do arroz? Não dá para entender.
Além do arroz, feijão e carne, o PFão sempre vem acompanhado do "algo mais". Batata frita (faz tempo que eu não as vejo), palitos de beringela (frita, meus prediletos), panache de legumes (uuiii), purê de batatas, batata cozida e por aí vai.
O prato feito custa 6 reais e vem acompanhado de uma salada e um super suco (o mais puro sabor da fruta, um tang , as vezes aguado). Você pode trocar seu pratinho de salada por um sucão (o seu tang aguado agora em tamanho família, bom né?).
Além disso, sempre tem uma sobremesa surpresa: gelatina, paçoca, brigadeiro.

Na frente, a sobremesa do dia. Ao fundo, Diogo se esbalda.



Na última terça-feira, eu e meu grupo de redes ( o sr. toda e o sr. digo), apos uma estafante manhã de programação desenfreada, nos dirigimos à FAEFI para mais um saboroso almoço. O sr. Toda e eu nos dirigimos ao balcão de PFs já digo, vulgo guinho se dirigiu ao self-service.

prato do Diogo feito no self-service



No balcão, encaro com a mais atroz das dúvidas existênciais: qual PF escolher?
Obviamente, a dúvida estava entre os dois pratos diferentes. File de frango a fiorentina ( molho de espinafre) ou uma carne cozida. Eu, com todo o meu conhecimento da cúlinária e da nouvelle cuisine, não ficaria satisfeito com uma simples carne cozida e pedi logo o filé de frango a fiorentina.

O belissimo frango a fiorentina



O sr. Toda optou pelo básico e partiu para calabresa. Claro, teve que ouvir os donos da cantina fazendo piadinhas de duplo sentido sobre a calabresa.


calabresa fatiada ou inteira, Toda?



Agora vamos a parte que interessa: a comida.
O file de frango a fiorentina não estava dos melhores, o molho estava bem pouco temperado e faltou gosto de espinafre (afinal eles anunciavam como sendo um molho de espinafre). O arroz e o feijão é a mesma coisa de sempre, bem feito e sem muito tempero. Tudo bem que tem exceções, já peguei um dia que o arroz estava horrivel. Mas foi só um dia, provavelmente a cozinheira não estava no seu dia mais feliz. As batatas cozidas estava muito bem feitas e ajudavam a dar um gostinho com o frango.
A salada estava bem temperada, e servia pra jogar em cima do arroz, feijao e frango pra tudo ficar mais saboroso. já o suco, depois de dois anos comendo na cantina, eu ainda estou tentando descobrir do que é esse suco laranja. Acho que é tangerina.
Minhas conclusões finais? A comida da FAEFI é boa, um preço bom comparando com outros lugares da faculdade e redondezas. O prato é farto e ajuda a manter a pança cheia até a tarde. E é mil vezes melhor que ir num shopping e gastar 15 reais num prato executivo ou num McDonald's ou coisa do tipo.
Recomendo.


Análise do Toda:
Seguinte, se você precisa de sustância e gostaria de pagar pouco por isso, vá na FAEFI. O prato em questão é o famoso Calabresa! Eu mesmo aprecio muito o dito cujo, bastante arroz, feijão, a calabresa e guarnição...um purê de batatas talvez, ou um panache de legumes...
Bom, resumindo, é bom pq é barato ou é barato pq é bom?
2 reclamações apenas:
- Tempero fraco
- Arroz por cima do feijão!!!


FAEFI: Puc-Campinas , Campus I

28 de abril de 2007

Cozinha com a Palmitinha! Vai Veia!!

Aqui vai um video muito bom que eu achei no youtube.
Graziella Moretto parodiando programas de culinária que existem hoje em dia na tv e em especial, a palmirinha.
Muito bom.

VAI VEIAAAAA

Postado especialmente pra "veia"! Cai fora veia!! =]

21 de abril de 2007

Um belo almoço

Sabadão em casa. Fazendo trabalho de redes. Comidinha pronta da mamãe. Mas vontade de comer algo "diferente" de arroz, feijão e carne.
Então coloquei em prática todo o meu conhecimento de cozinha e acabei fazendo o fantático, inovador e espetacular Pão-com-ovo-queijo-carne-salada!!!!!
vamos a receita! Cuidado para nao se perder em tão complicada receita.
Você vai precisar de :
- 1 pão (de forma, de sal, velho, novo, fica a sua escolha. eu deixo)
- 1 ovo (fazer mexido, frito cozido, fica a sua escolha. eu deixo, mas só mais essa vez)
- carne (bife, frango, lombo, peixe, fica a sua escolha. eu deixo)
- queijo
- alface (só pra fingir que é uma comida saudavel ne. pq sem ele nao vai perder a gostosura da comida)
- manteiga

Passo 1: Passar manteiga no pão
Passo 2: Colocar o pão na chapa! tipo pão de padaria, uma beleza!



Passo 3: Colocar o queijo na chapa! nada melhor que queijo derretido!



Passo 4: Colocar o queijo no pão. (de preferencia deixar o pao em algum lugar quente, tipo sanduicheira. Para nao ficar duro)



Passo 5: Colocar a carne para esquentar (se ja tiver pronta) ou cortar carne. Resumindo, preparar a carne do seu sanduiche.



Passo 6: Colocar a carne no pão.



Passo 7: Quebrar o ovo, joga-lo na frigideira e frita-lo.



Passo 8: Colocar o ovo no pão (caramba, esse zoiudo ficou bonito hein?)



Passo 9: Colocar o alface no pão (me recuso a ilustrar esse passo, é muito fácil de fazer. Acho que mesmo sem uma foto vocês conseguem.)
Passo 10: Comer!!!!



Após se deliciar com esse sanduiche, regado a coca-cola, procurar uma sobremesa e devora-la tb.




BURRRRP
Tenham todos um ótimo almoço.

19 de abril de 2007

Comida + videogames = Wii

No final de 2006, a nintendo lançou um videogame, chamado Wii que, tenta mudar a maneira de se jogar videogame.
- Como? - perguntará você, jovem gafanhoto.
E eu direi:
- Através do controle.
O fato é que o controle do Wii é bem diferente do que os controles antigos da nintendo e dos videogames de outras produtoras. A diferença é que você tem que mexer o controle para jogar. Leigamente falando, o controle trasmite os movimentos que o jogador faz para o videogame. Exemplo: se você quer rebater uma bola enquanto joga tênis, você mexe o braço como faria se estivesse jogando de verdade.
E a nintendo tem alardeado isso como uma revolução nos videogames. Mesmo que não altere completamente a maneira de se jogar e os videogames, isso é no mínimo interessante.
Mas aí você, que entra nesse blog para ver coisas sobre comida, vai perguntar:
- E o que raios isso tem a ver com comida? Com prato cheio? Com encher a pança?
Eu te respondo:
- Muita coisa!
Pois, um dos jogos do Wii se chama Mama: Cook Off e nele vocêm tem que preparar diversos pratos da culiária internacional, como se estivesse em uma cozinha. Vai picar batata, aumentar e abaixar o fogo, mexer o que tem dentro da panela, fechar pasteis e tudo mais, utilizando o controle do Wii.
Para cada tarefa tem um tempo determinado para a realização e quando você consegue terminar um prato (fase), novas desafios irão aparecer.
O jogo conta ainda com modo para duas pessoas. Com a tela dividida ocorre a disputa pra ver quem realiza a tarefa mais rapido.

Trailer do jogo:


BETTA THAN MAMMA!

12 de março de 2007

Shimeji na Manteiga!

Apresentador: Hoje apresentaremos em nosso blog, a primeira receita!! (som de palmas)
Obrigado, Obrigado! E quem vem aqui para apresentar é o nosso convidado especial,
Marcelo-San! (clap clap clap clap)



Apresentador: Bom dia, Marcelo-San, o que você vai fazer pra gente hoje?
Marcelo-San: Bom dia, né? Hoje eu vai fazer um supar shimeji na manteiga, né? Acompanhamentoro para prato japonês!
A: Humm!! Parece saboroso!!
M-S:Ohh, muito saboroooso!!!
A: Então vamos começar, porque o tempo é curto.
M-S: Vamos lá! Para começar vamos ao ingredientes!
A: Anote ai pessoal de casa.
M-S: bom, você vai precisa de 250 gr de shimeji,2 colheres de sopa de manteiga, 4 colheres de sopa de shoyu, 4 colheres de sopa de saquê, 1 colher de chá de glutamato monossódico (vulgo ajinomoto) e cebolinhas picadas.
A: Estão aí os ingredientes, vamos mostrar agora na sua telinha, pra você anotar dona de casa.



M-S: Agora o primeiro passo é lavar bem o shimeji e separar os tufos. Não precisa dividir tudo, deixa uns tufos maiores também, né?
A: Camera, dá uma aproximada pra nossa amiga dona de casa ver aqui. Isso.



M-S: Precisa lavar bem direitinho, né?



M-S: Próximo passo, derreter manteiga na frigideira.





M-S: Quando tiver derretida, colocar, o cogumero. Mexer uns oito minutos ou esperar shimeji soltar água, né?
A: Fogo baixo?



M-S: Isso. Fogo baixo, né?
A: E agora, mestre?
M-S: Agora eu vou colocar as cebolinhas



M-S: Hora do shoyu né? Mexer por mais dois minutos.



M-S: Depois, colocar saquê. Saquê booommm né?
A: Japonês gosta de saquê, né? Pudim de cachaça!



M-S: Saquê sempre bom!!! Japonês fica doidão!
A: Quanto tempo fica com o saquê?
M-S: Mais dois minutinhos. Não deixar shimeji amolecer demais, nem perder textura
A: Olha a dica aí, sra dona de casa!
A: Só isso, mestre?
M-S: Sim, receita bem facinha né? Agora é so aproveitar e comer com arroz e salmão.



A: Então, por hoje é só. Voltamos qualquer dia com mais uma deliciosa receita! Abraços!

Em Campinas, 200gr de Shimeji custam em média 7 reais. Caro pra cacete. Em São Paulo, na Liberdade, tem por 3 reais.
Fotos e ajudante: Namorada
Ouvindo: Kiss - Let me go, Rock n Roll